Você já deve saber que vender salgados é um dos negócios mais promissores da atualidade, não é mesmo? E quem vende salgados precisa saber como congelar salgados fritos e assados para manter os alimentos sempre fresquinhos.
Pode não parecer, mas a primeira coisa que os clientes observam é a consistência e sabor dos alimentos. É claro que todo mundo prefere um alimento mais fresco com o sabor bem acentuado.
Então se você quer se destacar e ter um grande sucesso vendendo salgados, preste atenção nestas dicas importantes de como congelar salgados fritos e assados que separei para você. Confira!
6 dicas de como congelar salgados fritos e assados
1 – Como congelar salgados fritos
A primeira coisa a fazer é deixar os salgados prontinhos e empanados. No caso de salgados fritos, você só irá fritar na hora de servir.
Para congelar, basta escolher um recipiente de vidro ou um bem espaçoso e distribuir os salgados de maneira que fiquem bem separados uns dos outros. Leve ao freezer por 2 horas até ficarem bem firmes. Depois coloque em saquinhos próprios para congelamento de alimentos e deixe até o dia em que for vender.
Você precisa fazer estes 2 processos para que os salgados não se deformem ou grudem uns nos outros. Quando você coloca para congelar todos juntos, eles ainda estão com a massa mole, e o risco de grudar ou deformar é maior.
2 – Como congelar salgados assados
Os salgados assados como esfirras ou empadinhas vão passar pelo mesmo processo de congelamento, a única diferença é que eles precisam ser pré-assados antes de serem levados à geladeira.
Você precisa coloca-los para assar antes de chegar naquele ponto bem dourado. Quando começar a dar uma cor na massa, você pode desligar o forno e aguardar esfriar.
Em seguida é só coloca-los um ao lado do outro e deixe no freezer por 2 horas, depois coloque em saquinhos próprios para congelamento.
3 – Retire do freezer 6 horas antes
O ideal mesmo é deixar que os salgados descongelem naturalmente para manter a qualidade do sabor. Se você forçar o congelamento no forno ou micro-ondas, a massa pode ficar dura e perder aquela consistência de salgado fresco. Além disso, corre o risco de fritar por fora e ficar meio congelado por dentro.
4 – Não abra a embalagem
Quando você for colocar os salgados para descongelar, não abra as embalagens, por que? Se você deixar as embalagens abertas, os salgadinhos podem desidratar e perder aquela suculência e umidade natural da massa. Pode ser que eles fiquem com a massa mais firme quando fritos ou assados, portanto deixe bem fechadinho até descongelar.
5 – Atenção no tempero
Uma coisa importante que você deve saber sobre como congelar salgados fritos e assados é que o congelamento normalmente acentua ainda mais o sabor. Portanto, nada de exagerar nos temperos, principalmente no sal.
Faça testes, coloque uma quantidade razoável de tempero e note a diferença após descongelá-los. Outra coisa que vale reforçar aqui é na escolha dos ingredientes. Já que você vai congelar, prefira alimentos que não são perecíveis. Assim, você poderá deixar no congelamento por mais tempo.
6 – Uma vez descongelados, não congele novamente
Evite congelar novamente os salgados que já foram descongelados. O processo de descongelamento mexe muito com a textura dos salgados e pode até comprometer o sabor do seu salgado.
Uma maneira de evitar este tipo de coisa, é separar em saquinhos a quantidade exata de cada venda que você costuma realizar. Assim, você consegue descongelar somente a quantidade exata e não correrá o risco de ter que congelar novamente.
Qual é o tempo máximo de congelamento?
Salgados assados que contém ovos ou queijos em pedaço, não são recomendados para o congelamento, afinal, são ingredientes perecíveis que facilmente estragam e podem comprometer o sabor e a qualidade do seu salgado.
Em geral salgados como coxinha, esfirra, croquete ou quibe podem ser congelados por no máximo 3 meses.
Enquanto a torta salgada pode durar no freezer até o máximo de 6 meses. Uma dica interessante para as tortas, é que você pode utilizar farinha de trigo no lugar de amido de milho para engrossar o recheio, a textura se manterá mais cremosa após descongelar. 😉
Pizzas recheadas também podem ser congeladas, desde que você tome cuidado com os ingredientes. Em geral elas podem ser congeladas por até 3 meses também.
Em relação aos bolinhos de queijo e pãezinhos de queijo, quanto menos ficarem no congelamento melhor. Mas em geral pãezinhos de queijo podem ser congelados até 2 meses.
Pronto para ganhar muito dinheiro?
Congelar os alimentos é uma forma de manter o sabor e consistência sempre frescos. Além disso, será uma praticidade maior para você que tem grande demanda de salgados fritos ou assados. Você pode preparar uma grande quantidade em um só dia e congelar para vender durante a semana, por exemplo.
Gostou de saber mais sobre como congelar salgados fritos e assados? Então tenho uma dica extra para você que vai adorar. Já pensou em fazer um curso totalmente online para lucrar ainda mais com salgados?
Então te indico a Apostila Lucrando com salgados. É um guia completo cheio de informações importantes para você sair na frente da concorrência. Você aprenderá receitas variadas, dicas de administração, como embalar seus salgados e ainda como divulgar o seu negócio, não é o máximo? Se você se interessou, é só clicar aqui.
Espero que tenha gostado das minhas dicas e se ainda tiver alguma dúvida sobre como descongelar salgados fritos e assados, não hesite em deixar nos comentários abaixo que te responderei em breve.
Boa noite!
Por favor, quero saber se perde a qualidade o salgado assado em um dia para o dia seguinte.
Obrigada. No aguardo!