Muita gente fica se perguntando como endurecer massa de coxinha de mandioca para poder modelar o salgado corretamente e fritar. Se essa também é sua dúvida, você está com sorte, porque vou explicar exatamente o que fazer.
A verdade é que utilizar a mandioca no preparo pode deixar a receita muito mais gostosa e até saudável. Por conta disso, já é comum ter essa opção em alguns estabelecimentos por aí.
O problema é que algumas pessoas têm tido dificuldade em deixar a massa no ponto certo e ela acaba ficando mole demais e indo para o lixo.
Depois da leitura de hoje, você conhecerá 3 estratégias para não ter esse desperdício e ainda fazer uma cozinha deliciosa.
Vamos lá!
Como endurecer massa de coxinha de mandioca? 3 formas simples e práticas!
Existem pelo menos 3 jeitos diferentes de endurecer a massa de coxinha de mandioca. Um deles você faz depois que viu que ela ficou mole e os outros dois são antes de amassar a mandioca e garantir que a consistência fique perfeita.
Confira:
1. Acrescente farinha de trigo
A primeira forma é bem prática! Se depois de amassar a mandioca e começar a misturá-la você perceber que a massa ficou mole, o truque é colocar farinha de trigo até que ela dê liga.
Em uma receita no canal do Chef Taico, ele fez a seguinte proporção: 100 gramas de farinha de trigo para cada 1 kg de mandioca.
Só que às vezes, dependendo do tempo que cozinhou ou até do tipo da mandioca, é preciso acrescentar ainda mais do que 100 gramas. O certo é você ir colocando aos poucos, misturando e vendo se a massa vai desgrudar da sua mão.
Depois disso é rechear, passar no leite (se quiser) e em seguida na farinha de rosca.
2. Não deixe cozinhar demais
O grande motivo para que a massa da coxinha de mandioca fique mole é o cozimento em excesso. Dependendo da região que você more pode existir tipos diferentes dessa raiz… Umas precisam cozinhar por mais tempo e outras bem menos.
A dica é cozinhar por menos tempo do que faria e verificar como está a consistência. Não deixe ela cozinhar demais não, para não ficar super molenga.
Se isso acontecer ela vai absorver muita água e vai ser quase impossível conseguir modelá-la para fritar a coxinha. Fique atento a esse aspecto que com certeza vai conseguir deixar no ponto certo.
3. Coloque a mandioca na geladeira
Essa dica é bem interessante e costuma ser daquelas que a avó fala para gente ao pé do ouvido, sabe? Como aqueles truques e segredos culinários que são passados de geração em geração.
Se por acaso você deixou a mandioca cozinhar demais e não quer colocar farinha, não se desespere. Primeiro escorra toda a água dela imediatamente depois de desligar o fogo. Em seguida você vai levar ela para a geladeira e deixar gelar por um tempo até que fique mais durinha.
Dependendo da sua geladeira isso pode significar 10, 20, 30 ou 60 minutos. Vá deixando e testando para ver.
Depois é só amassar e pronto. Vai ficar perfeita!
Leia também: 5 receitas de massas para salgados fritos
Faça o teste!
Agora que você já sabe como endurecer massa de coxinha de mandioca não tem mais desculpa para ter desperdício ou deixar de fazer esse salgado maravilhoso, viu?
Tenho certeza que pelo menos uma dessas dicas vai te ajudar e salvar a sua receita por aí.
Depois vem aqui dizer como foi a experiência que eu estou super curiosa para saber, viu?
Um grande abraço e até a próxima!