No artigo de hoje, vamos aprender como fritar salgado congelado. A técnica de congelamento é muito útil para armazenar os lanches e garantir que você não precisa repetir a receita todos os dias para garantir a venda. Você economiza muito tempo da sua rotina e, ao mesmo tempo, preserva o sabor.
Porém, existem alguns cuidados que você deve tomar antes de fritar os salgados que foram congelados e até mesmo no momento de armazenamento. E, para garantir que você ofereça os melhores produtos para os clientes, decidimos reunir essas dicas.
Primeiro, vamos entender o passo a passo de como congelar os salgados:
- Prepare os salgados: o primeiro passo é realizar toda a preparação dos salgados, ou seja, realizar a receita, rechear a massa e empanar;
- Depois, organize os salgados em uma bandeja ou superfície plana. Eles não podem estar muito pertos uns dos outros para que não grudem;
- O congelamento pode ser feito de forma aberta;
- Depois que eles já estiverem congelados, disponha os salgados em sacos plásticos para ou bandeja de isopor.
Agora que você já sabe como deve congelar os salgados, chegou a hora de aprender como fritar salgado congelado. Confira as dicas abaixo:
Nunca descongele os salgados antes de fritar
Esse é um passo imprescindível se você quer manter o sabor, aparência e consistência dos salgados. Nunca descongele os lanches antes da fritura, já que isso faz com que a massa fique molenga e aumenta as chances de que ela abra durante o processo.
Além de sujar os seus equipamentos, isso também causa prejuízo para o seu negócio, já que o alimento é desperdiçado.
O ideal é que você aguarde cerca de 10min para que eles “derretam” um pouco, mas sem deixar que eles descongelem por completo. Após esse tempo, você pode colocá-los na frigideira com óleo quente.
Garanta a imersão dos salgados
Uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é como fritar salgado congelado é quanto óleo deve ser utilizado. A dica é simples: a quantidade ideal assegura que os lanches estão submersos no óleo.
Para isso, você precisa de uma panela funda ou fritadeira elétrica, ou seja, recipientes que permitam a imersão. O recomendado é cerca de 1 centímetro de óleo acima dos salgados para que eles fiquem cobertos durante todo o processo.
Busque a temperatura ideal
Esperar o óleo esquentar evita que os salgados fiquem encharcados ou estourados. Porém, se ele estiver muito quente, os lanches provavelmente ficarão dourados antes do tempo e você terá o impulso de tirá-los, fazendo com que eles fiquem crus por dentro.
A temperatura ideal é de cerca de 180ºC.
Tome cuidado com a retenção de líquidos
O congelamento dos salgados faz com que eles guardem mais líquidos, o que cria uma reação com o óleo. Por isso, você deve tomar cuidado para evitar queimaduras e machucados.
A dica é não jogar os salgados no óleo diretamente com as mãos e, principalmente, colocar uma pequena quantidade por vez, evitando que o óleo espirre.
Além de evitar os machucados, fritar uma quantidade pequena de salgados por vez evita que eles grudem uns nos outros.
Escorra o óleo
Por último, para garantir a aparência crocante, dourada e sequinha dos seus salgados é preciso escorrer bem o óleo. Isso pode ser feito com um escorredor e a ajuda de papel-toalha, um item essencial de cozinha que ajuda a secar todo o óleo das frituras.
Se você não escorrer, as chances de que os salgados fiquem moles e gordurosos enquanto estiverem expostos são maiores. Por isso, verifique sempre a aparência deles para assegurar que estão sequinhos para os clientes.
Deixe o papel-toalha sobre os salgados por alguns segundos e troque os guardanapos mais de uma vez caso eles estejam com óleo em excesso.
Agora que você já sabe como fritar salgado congelado, chegou a hora de colocar a mão na massa (literalmente!) e produzir os melhores produtos para as pessoas, prezando pela higiene, qualidade e sabor dos lanches!
Gostou do artigo? Então aproveite agora mesmo para conhecer também o Curso Lucrando com Salgados, que é o treinamento que eu recomendo aqui para quem deseja ganhar dinheiro vendendo salgados. Esse curso já ajudou milhares de pessoas a começar ganhar de R$ 2 a R$ 6 mil Reais por mês!